quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mundo Prog / Roger Dean - Parte 1

[Postagem originalmente publicada em 27/05/2011, de autoria de Edu Verme]



Que sou um grande fã da banda inglesa Yes todo mundo sabe, sempre deixo isso bem claro pra quem me conhece e se interessa por música. E como um bom fã de Yes, admiro por demais além da conta o ilustrador Roger Dean, que entre outros, criou as capas de FragileClose to the Edge e Tales From Topographical Oceans. E ele criou muito mais do que isso. Esse assunto veio á tona entre a troca de e-mails com um amigo, Augusto, que comentava que os desenhos do Dean são muito repetitivos, não variam o tema. Em certa parte isso é verdade, mas dentro do tema proposto por Dean, acredito que a variedade de sua obra é intensa.


Bom, vejamos.

Roger Dean (31 de agosto de 1944) é um ilustrador, designer, arquiteto e editor. Teve seu trabalho reconhecido principalmente pelos fãs de música, mais especificamente o rock, e dentro dele, sendo ainda mais específico, dentro do rock progressivo, estilo que compactua com sua arte, por suas fortes ligações com a ficção científica. Suas pinturas geralmente apresentam paisagens fantasiosas, de lugares exóticos, com vínculos na nossa realidade. Aqui, uma de suas pinturas mais conhecidas, a Freyja Castle, criada em 1987:


Podemos notar a semelhança com paisagens apresentadas no filme Avatar. Existem muitas correntes de pensamento que analisam as imagens de Avatar como uma extenção das paisagens de Dean, e muitos afirmam que ele foi utilizado como inspiração para estas paisagens, mas isso fica na esfera dos boatos, pois nada de concreto foi dito nem pelos produtores de Avatar, nem por Dean.

Dean nasceu em Ashford, Kent, e rodou o mundo junto com seu pai, que era do exército britânico. Retornou á Inglaterra em 1959. Se formou em design na Escola de Arte de Canterbury e em 1968 graduou-se no Royal College of Art, em Londres. Vive em Brighton desde 1972.

Já dentro da área do design, Dean trabalhava no desenvolvimento de coisas novas desenvolvidas apartir de algo já existente. Seu trabalho ficou conhecido ao ser chamado para criar bancos para os frequentadores de um clube de jazz, pertencente ao jazzista Ronnie Scott. Estes acentos chamaram a atenção da equipe de produção do filme Laranja Mecânica, que a utilizaram:

Vamos acompanhar então os primeiros anos de sua criação dentro do universo musical. O começo de seu envolvimento com música foi em 1968. Dean produziu uma capa para a banda "The Gun":

Em 1969, a capa da banda de rock progressivo Earth and Fire:


1970, Nucleous, com seu álbum Elastic Rock:


1970, Dr. Strangely Strange, com Heavy Petting:


1970, Clear Blue Sky, com álbum homônimo:


Em 1971, produziu a arte do álbum In Hearing Of, do Atomic Rooster:


Neste ano também produziu a capa do álbum de estréia da banda caribenha/africana Osibisa, um hibrido de inseto e elefante:


E no fim do mesmo ano, a capa do segundo disco deles, Waoyaya:


1971, Keith Tippett Group, com Dedicated to You But You Weren't Listening:


1971, Ramases, álbum homônimo:



1971, Billy Cox, com Nitro Function:


1971, Pete Dello And Friends, com Into Your Ears:


1972, Uriah Heep, com Demons and Wizards:


E 1972, Gentle Giant, com Octopus:


Aqui, alguns dos discos do Yes que Dean criou a arte.
Yes - Fragile:


Yes - Close To The Edge e o logotipo que virou marca da banda:



Yes - Yessongs:


Yes - Tales From Topographic Oceans:


Yes - Relayer:


Yes - Yesterdays:


"Existe um vínculo muito forte entre nossa música e a arte de Roger." - Steve Howe

No próximo post falarei sobre a arte que Roger Dean desenvolveu para capas de jogos de videogame durante os anos 80/90/00 e seus projetos atuais. Enquanto isso, uma última imagem dessa piração visual que Dean criou ao longo de sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário